Desmistificando o cuidado com a saúde do homem

Desmistificando o cuidado com a saúde do homem

Segundo os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida dos homens ao nascer era de 73,3 anos em 2020, e, para as mulheres, de 80,3 anos.
Uma diferença que até preocupa, mas por que ela ainda existe?

Segundo a ciência, os cromossomos X contêm muitos genes que ajudam a prolongar a vida. As mulheres têm cromossomos XX enquanto os homens têm XY. Aliada com a falta de cuidado que a maioria dos homens costuma ter, eles apresentam maiores chances de ter doenças.

Além disso, a produção de testosterona, pode induzir para um comportamento mais arriscado e violento. A depender da cultura que o homem esteja inserido, isso pode se agravar.

Por falar em cultura, aqui no Brasil, é mais comum que as mulheres procurem ajuda médica desde pequenas e continuam com esse hábito por toda a vida. Enquanto os homens só tendem a procurar um médico somente quando for necessário.

A prevenção sempre será o melhor caminho para o tratamento de qualquer doença. Por isso, é importante também que algumas ideias, hábitos e cultura mudem na sociedade para que todos compreendam que os cuidados com a saúde é um dever de todos!

Read more